Boa alimentação e prática de esportes = a fórmula do emagrecimento

Todos nós sempre ouvimos e lemos que os esportes são importantes para a melhora da saúde e também que comer bem ajuda a emagrecer. Mas saiba você que nem sempre isso acontece. Uma boa alimentação e a prática de esportes fazem parte da fórmula do emagrecimento, mas é sempre bom ficar atento aos detalhes e buscar profissionais para potencializar estes resultados. 

De acordo com a nutricionista Paula Machado, especialista em emagrecimento e nutrição estética, a boa alimentação e prática do exercício físico são super aliados do emagrecimento. Entretanto, a chave para o emagrecimento é atingir o déficit calórico. Entenda:

Como o déficit calórico ajuda com a boa alimentação e prática de esporte

Você deve estar se perguntando: afinal, o que é déficit calórico? Para que você entenda mais fácil, é o cálculo que você deve fazer para emagrecer mais rápido, de uma forma que você consuma menos caloria do que gasta durante o dia. 

Em uma dieta normal, uma pessoa deve consumir até 2500 kcal por dia. A fórmula básica que é calculada para o emagrecimento é essa:

Gasto Energético = TMB (Taxa Metabólica Basal) + Exercícios Físicos + ETA (Efeito Térmico dos Alimentos)

Resumindo, calculamos a Taxa Metabólica Basal, que é a quantidade calórica que o corpo necessita, em vinte e quatro horas(peso quantidade e músculo), juntamente com os exercícios físicos praticados, além dos alimentos que devemos consumir, pois alguns tem mais calorias para absorver e digerir do que outros. 

Um exemplo disso é um alimento mais rico em proteínas. Nele, gastamos mais energia para consumir e digerir ele do que outro, como por exemplo, um rico em carboidrato. Ou seja, uma pessoa que consome mais proteína vai gastar mais energia do que alguém que consumiu mais carboidrato e isso é bom para perder peso. 

Uma dieta hiperproteica é bom para quem quer emagrecer mais rápido.

Alimentos Permitidos na Dieta da Proteína

A importância da prática de esporte na fórmula do emagrecimento

Para entender melhor a importância do exercício físico para perder peso, vamos exemplificar usando o Beach Tennis. Por ser uma atividade física na areia, ele é um dos principais aliados na perda de peso.

A prática de uma hora de beach tennis faz com que a pessoa gaste 600 kcal. Levando em consideração aos demais esportes, é um excelente gasto energético. Para conseguirmos mensurar, vamos fazer o cálculo da perda de meio quilo por semana. 

Para atingirmos esse resultado, em uma dieta de 2500 kcal, conseguiríamos perder meio quilo por semana se fizéssemos beach tennis todos os dias por uma hora. Os melhores resultados conseguem ser atingidos com a ajuda de um plano alimentar personalizado. 

Beach Tennis: Você conhece as regras?

Procure a ajuda especializada

Procurar um profissional, seja ele para fazer uma dieta personalizada ou para a prática de esportes, é fundamental. 

Um nutricionista calcula o quanto você gasta de calorias por dia e quanto você deve consumir para perder peso, além de escolher alimentos que estimulam a queima de gordura. Esses alimentos serão mais ricos em nutrientes e que estimulam as vias de queima de gordura.

Além disso, um profissional do esporte pode orientar você ainda mais na melhor prática das atividades, ajudando a controlar a ansiedade, TDAH e outras doenças. Um plano alimentar individualizado, associado ao exercício físico, proporciona melhores resultados na perda da gordura e reduz circunferência da cintura, constituindo uma melhor composição corporal.

Confira os principais pontos que são atingidos com um plano alimentar personalizado e a prática de esportes:

– Estimula queima da gordura;
– Saciedade contra a compulsão alimentar;
– Pré e pós treino;

– Manutenção da massa magra;

– Adesão;

– Melhora a qualidade de vida;

– Previne doenças;

– Micronutrientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *