CBT cria comitê consultivo para o Beach Tennis

No último mês de julho, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), entidade que regula a prática do Beach Tennis no Brasil, apresentou uma importante novidade para quem pratica este esporte: a criação de um comitê consultivo para o Beach Tennis. 

Este grupo, formado por atletas profissionais e amadores, vai ajudar a Confederação na discussão e implementação de ações que fortaleçam o esporte no Brasil. Esta ação vai ao encontro dos desejos dos principais jogadores do Brasil. A sua formação aconteceu durante o período de isolamento social por meio de videoconferências. 

Como é funciona o comitê consultivo para o Beach Tennis?

O grupo será formado por nove integrantes, com representação grande de atletas. Ele terá a seguinte formação:

A intenção é que este grupo, além de fazer a proposição de linhas de ação, programas e projetos e apontar soluções para o futuro da modalidade, possa acompanhar de perto o trabalho realizado pela entidade reguladora.

A CBT ressalta que sua intenção é que isso fortaleça o esporte. Isso porque, além de uma comissão de atletas, há a voz dos jogadores amadores, que surge para somar forças para que implemente-se os próximos passos da profissionalização da modalidade no país. O Brasil já é referência internacional com os grandes títulos conquistados nos últimos anos.

Vtennisteam Jundiaí - Tênis & Beach Tennis - Academia em Parque Centenário

Como o Beach Tennis é organizado no Brasil?

Em território nacional a modalidade é gerenciada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e amparada pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Nos últimos cinco anos, a entidade mais do que triplicou o número de filiados no Beach Tennis, de 390 em 2015 para 1.214 em 2019.

O número de eventos ainda aumentou também, de 17 em 2018 para 45 no ano seguinte. Isso tudo também reflete no valor da premiação, que chegou a R$ 477.800 em 2019, mais do que os R$ 296 mil no ano anterior.

Como consequência disso o Brasil foi campeão dos Mundiais por Equipes em 2018 e 2019, dos Jogos Sul-Americanos de Praia, no Pan-Americano de Beach Tennis e obteve as medalhas de ouro, prata e bronze nos Jogos Mundiais de Praia (ANOC).

Torneio VaptVupt é atração na Praia do Guaiúba - Diário do Litoral

A receptividade da comunidade do beach tennis

A pandemia da Covid-19 estreitou ainda mais os laços entre os atletas e a CBT, pois houve a paralisação do calendário internacional e nacional fez os atletas abandonarem as raquetes momentaneamente para encontrar outras soluções.

A criação do comitê de atletas e a possibilidade de contribuir com a evolução da modalidade no país foi bem avaliada por todos. 

De acordo com os participantes do grupo, a criação do comitê é de suma importância para o desenvolvimento do esporte, pois vai trazer um estreitamento ainda maior entre as ações da entidade e as necessidades dos praticantes.

Se você quer iniciar agora mesmo a sua prática de Beach Tennis, entre em contato com a VTennisTeam clicando no botão abaixo. Para saber mais sobre os campeonatos da categoria, clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *