Fascite Plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo que recobre a musculatura da sola do pé.

Segundo o Fisioterapeuta Manu da LiveFisio, para identificar esse tipo de problema, que começa com sintomas de dor na sola do pé e muitas das vezes, na primeira pisada do dia, é necessária uma avaliação mais específica para cada caso, porque cada pessoa tem um tipo de pé

Tipos de pés:

• Pé normal: mais comum, onde o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada.
• Pé plano: possui um formato mais reto, conhecido como pé chato.
• Pé cavo: onde a planta do pé quase não toca no chão, o arco do pé é bem alto.

fascite plantar

Tipos de pisada:

• PISADA PRONADA. A pisada pronada acontece quando o passo começa com o lado esquerdo do calcanhar e termina na região do pé próxima ao dedão.
• PISADA SUPINADA. A pisada supinada é aquela em que a parte externa do pé da pessoa é mais utilizada na hora da caminhada ou da corrida. …
• PISADA NEUTRA.

fascite plantar

Se a Fascite Plantar não for bem tratada ela pode se transformar num problema um pouquinho mais complicado, que é o esporão de calcâneo.

Esporão de calcâneo

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar – movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

Manu também ressalta que para o pessoal que pratica tênis e sente algum tipo de dor na planta do pé, é importante uma avaliação e até mesmo o cuidado de saber se está usando o tipo certo de calçado. Para quem pratica beach tennis que não precisa o uso de sapatos, é importante ter os cuidados dos aquecimentos corretos para não ter esse tipo de problema.

No vídeo, Manu explica tudo sobre Fascite Plantar e ensina os exercícios fundamentais que podem evitar esse tipo de problema, confira:

Que tal fazer uma aula experimental na VTennis?

Entre em contato com a gente para conhecer nosso espaço e se apaixonar pelas quadras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *