Nós sabemos que um atleta, seja ele profissional ou amador, é uma constituição de corpo e mente. Os aspectos psicológicos são fundamentais para determinar os rumos dentro de uma partida e são tão importantes quanto a desenvoltura do jogador. Mas, afinal, tênis e controle emocional: o que eles têm em comum?

De acordo com o mental coach de atletas Daniel Moraes, é comum que atletas que não utilizam-se do controle mental travar em competições, não conseguir desenvolver no jogo o que foi treinado e, até mesmo, perder para outros atletas que não tenham a mesma desenvoltura técnica que ele. 

Isso é algo que todo atleta passa. Mas, segundo Daniel, dominar a mente é possível e isso pode trazer resultados extremamente positivos e surpreendentes.

 

O tênis e o controle emocional

É comum a queixa de atletas que caem na armadilha de achar que o seu jogo é apenas a técnica. Existem inúmeros exemplos de partidas que foram decididas justamente por consequência de componentes emocionais, a favor ou contra, os vencedores e derrotados. 

Vale lembrar que é sempre importante treinar a técnica. Isso é parte do desenvolvimento do atleta e isso vai acompanhá-lo por toda sua vida esportiva. Entretanto, comportamentos e controle mental também podem ser aprendidos e as pessoas podem mudar características ao longo do tempo.

Mas a saúde mental faz toda a diferença na hora decisiva, quando o resultado de uma partida de tênis ou beach tennis, por exemplo, tem de ser decididas. 

A derrota e o aprendizado

Normalmente, quando um atleta perde uma partida, ele fica se martirizando, culpando-se pelos erros e mentalizando as ações que não deram certo. Vale destacar que isso é uma armadilha. 

Achar que a culpa de toda derrota é porque sua técnica não está apurada é um erro. O problema pode estar na sua cabeça e no seu controle emocional. 

Para isso, é importante seguirmos alguns passos para que estas barreiras sejam transpassadas. 

Os passos do sucesso

De acordo com o mental coach, entender as visualizações é extremamente importante. “Treinar as visualizações é entender o que deve ser feito no momento da decisão”, diz Daniel.

As visualizações nada mais são do que enxergar situações de jogo e saber o que deve ser feito naquele momento. 

Esta técnica é fundamental para poupar a energia mental. A mente sempre vai fazer o que gasta menos energia, ou seja, o mais fácil. Para isso, é necessário mudar o padrão.

Um exemplo famoso é o do nadador Michael Phelps, que em Pequim-2008 sabia a quantidade de braçadas que teria de dar para chegar ao fim e conquistar a vitória. Na hora da prova, o seu óculos saiu do lugar, a água entrou nele e o nadador teve de tomar a decisão rápida para completar a prova. Resultado: ouro e recorde mundial para o nadador norte americano.

Mente consciente x mente inconsciente

Inteligência emocional · Revista TÊNIS

A mente humana não sabe o que é real e o que é imaginação apenas. Esse é um juízo feito por nós, mas com aprendizado fazemos o correto. 

A mente consciente é a responsável por captar a informação. E a mente inconsciente é a responsável pela execução de todas as atividades. 

É ela que, no momento de uma partida de tênis ou beach tennis, vai fazer com que suas ações sejam tomadas.

Por isso que o controle mental é importante. Visualizar as ações faz com que você consiga executar suas ações de forma mais rápida e corriqueira.

Se você busca ser o melhor em qualquer atividade física, é importante treinar mente e corpo. Se você quiser aprimorar tudo isso, procure ajuda profissional. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *