Como escolher sua raquete para o Beach Tennis

O Beach Tennis vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos pelo Brasil. Como é um esporte bem democrático, podendo ser praticado por pessoas de todas as idades e diversos níveis de conhecimento, muita gente busca conhecer e praticar. Com isso, é comum que surjam dúvidas e uma delas é como escolher sua raquete para o Beach Tennis. 

Detalhes como estes ajudam na hora em que está praticando a modalidade. Comprar a raquete errada pode atrapalhar na jogabilidade, devido o peso e tamanho da raquete, que pode não ser o ideal para aquela pessoa. O resultado pode ser baixo nível de jogabilidade e muitas dores, inclusive.

Com todo esse desenvolvimento do Beach Tennis e mais jogadores, a variedade de equipamentos para a prática deste esporte é cada vez maior. Confira todos os detalhes envolvidos na escolha da raquete, que vão fazer seu nível de jogo aumentar muito. 

Beach Tennis: o que é e como jogar - dicas para iniciantes

Escolhendo o modelo de raquete

Seja um jogador iniciante ou profissional, ele deve levar em consideração diversos fatores para a escolha da raquete. Estes aspectos importantes vão influenciar diretamente em seu jogo.

Um deles é o comprimento da raquete. As raquetes de cabo curto tem o manuseio facilitado, sendo possível ter mais controle e precisão nos golpes. Um ponto que deve ser levado em consideração é a perda de alcance, o que dificulta a rebatida de bolas mais distantes do corpo.

Já as raquetes de cabo longo tem um uso mais difícil, um controle menor, mas tem maior alcance e potência nos golpes.

Sobre o peso, não existe regramento sobre o peso mínimo ou máximo de uma raquete. Entretanto, isso é algo que tem impacto direto no estilo de jogo e traz mais benefícios para a saúde do braço do jogador. 

Uma situação para exemplificar é a seguinte:

Ficheiro:Raquetes beach tennis.jpg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Equilíbrio para a escolha da raquete

O equilíbrio de uma raquete de Beach Tennis deve ser de acordo com a distribuição do seu peso. Considerando-se que ela é formada por cabo, coração e cabeça, temos três tipos de equilíbrio:

1 – Se a intenção é imprimir mais velocidade à bola, o ideal é o deslocado para a cabeça da raquete.  Entretanto, há uma consequente perda de controle. Essa é uma raquete mais característica por jogadores principiantes, intermediários e veteranos, pois não é necessário o uso da força para que a bola tenha mais velocidade. 

2 – O uso deslocado para o cabo da raquete dá menos velocidade à bola, resultando em maior controle. Como exigem maior esforço na rebatida da bola, essas raquetes são normalmente usadas por jogadores intermediários e avançados.

3 – Já a raquete equilibrada é aquela em que o cabo e a cabeça têm os pesos parecidos. Como ela tem um uso mais misto, elas são usadas por todos os níveis de jogadores. 

Material e furação interferem

A composição das raquetes de Beach Tennis podem conter fibra de vidro, grafite, carbono ou kevlar. Desta forma, há a combinação da flexibilidade e do peso desses materiais, determinando  o controle e a velocidade da bola.

A maioria dos adeptos do Beach Tennis acreditam que as raquetes mais flexíveis geram maior potência nos golpes. Contudo, as mais rígidas proporcionam mais velocidade, pois a bola permanece menos tempo em contato com a raquete, havendo, consequentemente, menor absorção de impacto.

As raquetes de fibra de vidro têm uma flexibilidade alta, oferecem maior controle e menor potência e peso. Já as de grafite oferecem flexibilidade, controle, potência e peso intermediário. E, por fim, as de carbono/kevlar, que tem baixa flexibilidade, menor controle e maior peso e potência. 

Na raquete de Beach Tennis é permitido fazer furos de até 13mm na cabeça da raquete. A intenção é reduzir a resistência do ar e facilitar a rebatida. Raquetes com mais furos têm menor resistência do ar, exigem mais força e oferecem menor potência. As de menos furos fazem o contrário: maior resistência ao ar, exige menos força e dá mais potência. 

Se você ainda tem interesse na espessura da raquete, saiba que as com o perfil mais largo são mais confortáveis por imprimirem mais velocidade à bola, porém, oferecem pouco controle. Raquetes mais finas exigem mais força por parte dos jogadores e oferecem um elevado grau de controle.

A variação de produtos é enorme e isso tende a crescer com o passar do tempo, visto que cada vez mais pessoas buscam o Beach Tennis como seu esporte. 

Se você tem interesse em praticar Beach Tennis ou tem dúvida de como iniciar no esporte, procure a VTennisTeam. Entre em contato conosco clicando no botão abaixo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *